Pergunta 13 do Breve Catecismo de Westminster





Pergunta 13



→ REVISÃO:

Olá crianças, tudo bem com vocês? A tia está tão feliz te encontrar com você aqui novamente. Estou amando estudar nosso BCW juntamente com vocês.
E, em nossos últimos encontros, aprendemos sobre a maravilhosa obra da providência de nosso bondoso Deus. Depois de Deus ter feito tudo perfeito no Universo e na criação do homem. Deus fez um pacto com o homem. Vamos descobrir hoje como seguiu nossa linda história?
Então vamos lá!

→ INICIANDO A LIÇÃO:


Pergunta 13. Nossos primeiros pais conservaram-se no estado em que foram criados?

Resposta: Nossos primeiros pais, sendo deixados com o livre-arbítrio, caíram do estado em que foram criados por terem pecado contra Deus.

→ DESENVOLVIMENTO DA LIÇÃO:

Essa nossa pergunte de hoje revela o primeiro e maior triste momento de toda a história.

Nosso amado Pai havia criado o homem perfeito e bom. Ele não conhecia a desobediência e tinha uma linda amizade com o seu Criador. E com esse homem perfeito que se chamava Adão Deus fez um pacto como aprendemos.

O homem tinha a condição e a liberdade de escolher entre obedecer a Deus e ser feliz ou desobedecer a Deus e morrer. Esse era o combinado entre Deus e o homem lá no paraíso no início de tudo.

Sim, Adão e Eva tinham um perfeito conhecimento de Deus e um coração santo para fazer tudo o que agradava a Deus e fazerem sua parte no pacto. Mas, também o homem tinha a condição de escolher fazer o mal. Ele tinha uma disposição de ser tentado e até mesmo de desobedecer a Deus.

Infelizmente nossos primeiros pais e nossos representantes diante de Deus não tomaram a melhor decisão e não cumpriram o combinado no pacto com Deus. Assim eles caíram do estado perfeito em que foram criados.

Escolheram, livremente, e por suas próprias vontades ceder à tentação e desobedecerem ao Santo Criador. No seu simples teste de obediência para não comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, eles falharam por sua única responsabilidade. A culpa por esse terrível pecado foi somente do homem.

No pacto de obras entre Deus e o homem, o homem foi a parte infiel na aliança em que Deus o homem haviam feito.

Mas tia, a culpa não deveria ser da serpente (o diabo) que foi quem tentou os nossos primeiros pais?

É claro que o que a serpente fez também foi errado, mas o pacto que o Criador fez; o fez com seu amigo Adão a quem tanto amava Adão e não com o diabo. 

Deus esperava obediência e fidelidade deu seu amigo Adão. Nesse pacto havia somente duas partes: Deus e o perfeito homem que ele criou; e, Deus deu todas as condições e motivos para o homem obedecer, mas infelizmente o pior aconteceu.
→ CONCLUSÃO DA LIÇÃO:

Quando o homem pecou nesse terrível dia, ele pecou contra Deus pois o homem havia feito um pacto de obediência com Deus. Toda a desobediência é, antes de mais nada, uma ofensa a Deus,. 

Quando desrespeitamos nossos pais, maltratamos os amigos, mentimos para as pessoas; na verdade estamos pecando contra Deus acima de tudo. Claro que estamos desagradando as pessoas agindo dessa forma, mas não podemos esquecer que em cada desobediência ofendemos ao nosso Santo Criador.


→ APLICAÇÃO DA LIÇÃO:

Para não seguirmos nesse trágico caminho a Bíblia nos dá presiosos ensino, vamos ver:
1) Guardar-se dos maus pensamentos, porque eles contaminam o
Homem,

"Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, ...  Essas coisas tornam o homem impuro;..."  (Mt 15:18-20)

2) Guardar-se das palavras más, porque "as más conversações corrompem os bons costumes" (ICo 15.33). 

3) Ter cuidado com as más companhias, pois isso irá poluir o homem.

“ ... não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”Gênesis 2.17



Link da aula👇só clicar 😘






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta 01 do Breve Catecismo de Westminster

Pergunta 09 do Breve Catecismo de Westminster

Pergunta 15 do Breve Catecismo de Westminster