Pergunta 12 do Breve Catecismo de Westminster




Pergunta 12


→ REVISÃO:

Olá queridas crianças, como vocês estão? Que bom  nos encontrarmos por aqui novamente para estudarmos mais a Palavra de Deus pormeio de nosso BCW. 
Já sabemos muitas coisas e, por último, vimos que Deus está governando cada detalhe dos acontecimentos para que tudo venha a servir para mostrar o quão grande e glorioso é o nosso Deus. Ele faz tudo isso com muito amor e sempre realizando o melhor para os seus filhos.
Hoje veremos que no início de tudo Deus fez algo muito importante com o homem, vamos ver o que foi com a nossa próxima pergunta do BCW.

→ INICIANDO A LIÇÃO:


Pergunta 12. Que ato especial de providência exerceu Deus para com o homem no estado em que ele foi criado?

Resposta: Quando Deus criou o homem, fez com ele um pacto de vida, com a condição de perfeita obediência: proibiu-o de comer da árvore da ciência do bem e do mal, sob pena de morte.


→ DESENVOLVIMENTO DA LIÇÃO:

Você sabe o que é um pacto? Um pacto é um acordo entre duas pessoas onde cada uma delas assume a responsabilidade e o dever de cumprir algumas coisas.

E Deus fez algo assim com Adão e Eva quando ainda tudo estava apenas começando no paraíso chamado Éden.

Nesse pacto havia duas partes: De um lado nosso Deus e do outro lado Adão representando toda a raça humana. Como assim? Representando? 

Isso mesmo! Como em uma equipe que tem um capitão para tomas decisões durante a competição que pode afetar a vida de toda a equipe.  Como um presidente, que representa todo um país e suas ações refletem na vida de cada cidadão que ele representa.
Esse acordo era assim: o homem e sua mulher poderiam viver e desfrutar de tudo o que havia no paraíso, mas não poderiam comeriam comer da fruta de apenas uma árvore chamada de a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Nesse pacto também havia conseqüências que eram duas: se o homem cumprisse o combinado e vivesse em obediência a Deus, Deus mesmo o faria o ser mais feliz de todo o mundo de forma perfeita e completa como tudo o que Ele havia feito até agora com a maravilhosa obra da criação.

A outra parte era que, se o homem desobedecesse a Deus comendo da fruta daquela árvore ele não viveria nessa Terra para sempre, não seria mais amigo de Deus e depois que morresse aqui sofreria para sempre dores e tristezas jamais imaginadas.

Tudo dependia da atitude que Adão e Eva viriam a tomar daquele momento em diante, por isso era chamado de pacto das obras.


→ CONCLUSÃO DA LIÇÃO:

Não sabemos que espécie de árvore era, mas desempenou um papel muito importante. Por meio dela Deus elaborou um ato especial de providencia para o homem. Esse acordo feito especialmente para o homem foi para ele como um instrutor

Era para ensinar a Adão certas coisas que ele devia saber:

a) Era para ensinar-lhe domínio próprio. 

b) Era para ensinar-lhe que embora ele fosse senhor das criaturas, ainda assim ele era súdito(servo) de Deus. 

c) Era para ensinar-lhe que devia obedecer a Deus sem questionamento.


→ APLICAÇÃO DA LIÇÃO:

Esse teste de obediência leal é o teste e muito parecido com o que vivemos hoje.

É verdade que nossa entrada no céu e amizade com Deus não acontecem por méritos nossos e sim pela graça de Deus. 

Mas  também é verdade que a pessoa nascida de novo pelo Espírito de Deus será uma pessoa que ama a Palavra de Deus e busca, pela ajuda de Deus, seguir os mandamentos dele.


Jesus no disse que: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino  os céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus" (Mt 7.21). 

A Bíblia também nos diz: "Portanto, quer comais, quer bebais ou
façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (ICo 10.31).

Aqui está nosso teste de obediência leal, e isso nos ensina a exercer domínio próprio; ensina que somos súditos de Deus e que devemos obedecer a ele e fazer tudo para a glória dele. 

Seja o que for que estejamos para fazer, precisamos nos perguntar: "Isso pode ser feito no nome do Senhor Jesus?", "Podemos fazer isso e depois agradecer a Deus por aquele gesto ou ação e pedindo que Ele nos abênçõe no que fizemos?"

Devemos, como pecadores salvos pela graça, buscar fazer a vontade de Deus em todas as coisas.

“ ... não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”
Gênesis 2.17


Link da aula👇só clicar ❣




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta 01 do Breve Catecismo de Westminster

Pergunta 09 do Breve Catecismo de Westminster

Pergunta 15 do Breve Catecismo de Westminster