Pergunta 08 do Breve Catecismo de Westminster




Pergunta 8


→ REVISÃO:

Olá criançada, tudo bem? Que bom encontrar vocês aqui novamente para estudarmos o nosso Breve Catecismo de Westminter. Na aula anterior vimos que Deus governa todas as coisas para manifestar a glória de seu Nome e, isso ele faz por meio de um plano perfeito infalível. E isso se chama decretos.  Hoje, na pergunta de número 8 vamos aprender um pouco mais sobre os decretos de Deus, conhecendo como Ele governa e se relaciona com tudo o que Ele criou.
Então, venham com a tia!

→ INICIANDO A LIÇÃO:


Pergunta 8: Como Deus executa os seus decretos?

Resposta: Deus executa os seus decretos nas obras da criação e da  providência.

Como já sabemos, cada detalhe de tudo o que acontece não está fora do controle de nosso Deus, e também, que todos os eventos fazem parte de um grande propósito que nosso Criador tem; segundo a sua perfeita vontade.



→ DESENVOLVIMENTO DA LIÇÃO:

Mas para entendermos como tudo isso ocorre vamos comparar os decretos de Deus a um esboço inicial de um desenho de algum artista ou mesmo a um projeto que um arquiteto desenha para um edifício. A maioria de nós, se visse os projetos para esse prédio, não poderia imaginar qual seria a aparência final do edifício. 

Mas quando ele estivesse completo, então veríamos o que estava na mente do arquiteto e qual era o sentido das projeções. Assim não podemos ler a mente de Deus a não ser por aquilo que ele tem dito, feito e por aquilo que está fazendo."

De forma semelhante, quando Deus está executando os seus decretos Ele está realizando sua vontade e o que é de seu propósito desde toda a eternidade; e na maioria das vezes não entendemos direito o porquê das coisas serem como são.

Na resposta à pergunta de hoje vemos que Deus executa seus decretos de duas formas: por meio da criação e da providência. Sabe o que isso significa?

Significa que do nada Deus criou todas as coisas sem a ajuda ou conselho de ninguém, exclusivamente por seu poder e vontade. 

Significa também que por meio da providência Ela está agindo com apoio e controle constante sobre o universo e tudo o que nele há. 

E não devemos nos esquecer que nosso bondoso Deus faz tudo isso com grande amor e cuidado por nós, seus filhos.

Na Bíblia lemos que Deus: “... age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão ou dizer-lhe: ‘O que fizeste’?” (Dn 4.35) é por isso que sabemos que ninguém é capaz de impedir o cumprimento dos decretos de Deus e nem mesmo cabe a nós questionar se o que o Criador faz é bom ou não.

→ CONCLUSÃO DA LIÇÃO:

Sabemos, pelo que a Bíblia nos ensina sobre Deus, que nosso Amado Pai cuida de nós de maneira perfeita e justa, por isso descansamos e confiamos nEle acima de toda as coisas. 
Cremos que na realização de seus decretos seu Nome será engrandecido, sua glória será reconhecida e nós desfrutaremos de todos os cuidados e bênçãos que nosso Ele nos tem prometido.

→ APLICAÇÃO DA LIÇÃO:

Estamos vivendo dias bem difíceis com essa grande epidemia que espalha grande apreensão, medo e insegurança entre todos os povos da Terra. Segurança se tornou uma palavra muito importante e um bem muito valioso para as pessoas.
E, na lição de hoje, não podemos deixar de notar duas coisas importantes à esse respeito:

Primeiro; lemos em Hebreus 1.3 que em todos os episódios da história humana Deus está “... sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa”. Por mais desastrosa que possa estar sendo a situação, nada está fora do controle de nosso Bom Pastor e Refúgio. Em suas mãos temos segurança certa e que não falha, por isso podemos cantar como Davi “Eu me refugiarei à sombra de tuas asas até que passe o perigo” Salmos 57.1. A pandemia chegou até nós, ela está aqui, mas ela vai passar e nossas aflições irão juntamente com ela. Em Cristo temos paz aqui e para todo o sempre.

Em segundo lugar; e não menos importante, o apóstolo João nos ensina que o “... Senhor e Deus nosso, é digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criou todas as coisas, e pela vontade dEle elas existem e foram criadas” (Apocalipse 4.11).

Em todo o tempo e sob qualquer circunstâncias não devemos deixar de reconhecer os perfeitos decretos de nosso querido Deus, por meio dos quais Ele demonstra sua glória e cuida de nós de maneira perfeita. Desta forma, não deixamos de dar glórias e honra ao nosso grande e bondoso Rei por meio de nossas vidas e de todo o nosso coração.

E o nosso versículo da lição é:

“Eu me refugiarei à sombra de tuas asas até que passe o perigo” Salmos 57.1

Vamos decorar?

🎵 Deus é bom pra mim...
Essa paz...  🎵


Link da aula👇só clicar 😘

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta 01 do Breve Catecismo de Westminster

Pergunta 09 do Breve Catecismo de Westminster

Pergunta 15 do Breve Catecismo de Westminster