Pergunta 07 do Breve Catecismo de Westminster
Pergunta 7
→ REVISÃO:
Olá amiguinhos, tudo bem? Em nossas últimas três perguntas de nosso Breve Catecismo de Westminter falamos sobre nosso Deus. Aprendemos que Ele é perfeito em tudo que É e faz, que Ele é Único e incomparável e, também aprendemos, sobre o Pai o Filho e o Espírito Santo. E, hoje, em nossa sétima pergunta vamos continuar falando sobre nosso grande Deus, agora, conhecendo como Ele governa e se relaciona com tudo o que Ele criou.
Então, vamos lá!
→ INICIANDO A LIÇÃO:
Pergunta 7. Que são os decretos de Deus?
Resposta: Os decretos de Deus são o seu eterno propósito, segundo o conselho da sua vontade, pela qual, para a sua própria glória, ele predestinou tudo o que acontece.
Nossa quanta coisas e palavras diferentes foram ditas; o que tudo isso significa?
→ DESENVOLVIMENTO DA LIÇÃO:
Em nossa pergunta aparece a palavra “DECRETOS”. Essa palavra, em nossa pergunta tem o sentido de ordens dadas por Deus que não podem mudar.
Quando Deus fez ou faz alguma coisa Ele tem um propósito em tudo e para cumprir esse objetivo final ele controla por meio de ordens todas as coisas para atingir o que sua vontade deseja. Como assim tia?
Vamos ver uma ilustração: Vamos pensar que você amiguinho tenha a vontade de tirar uma boa nota na prova de matemática. Para que você consiga esse objetivo você deverá realizar algumas ações como: organizar sua rotina diária, estudar regularmente e no dia se arrumar bem antes para chegar na escola antes do início do horário de sua prova.
Todas essas ações que você realizou foi uma forma de você controlar os eventos para que alcançasse um propósito final que era: tira uma boa nota na prova de matemática.
Assim também é com nosso Criador. Quando Ele criou todas as coisas e mesmo você e eu, ele assim o fez com um objetivo e para cumprir esse objetivo Deus governa todos os eventos do mundo de maneira que sua vontade , no final, se cumpra.
,
Quando Deus criou cada homem, cada mulher e cada anjo; Deus os fez para terem um relacionamento de profunda amizade e amor. Mas, infelizmente, por causa do pecado homens e anjos se afastaram de Deus, não querendo mais ter um relacionamento com o Criador e se tornando seus inimigos.
Mas não foi essa a intenção inicial de Deus quando criou o mundo e planejou a vida de cada de nós. Então apesar do pecado ter entrado na existência das vidas dos homens e dos anjos, Deus por seu imenso amor organizou um plano perfeito e incapaz de ser destruído que está acontecendo nesse exato momento e se estende por toda a história da humanidade.
Nesse plano espetacular e infalível Deus está controlando cada evento no mundo e até mesmo os pequenos detalhes da vida de cada um de nós para que todos aquelas a quem Ele escolheu venham a fazer novamente parte de uma grande família de amor a amizade juntamente com Ele por meio de Jesus Cristo, seu Filho Amado.
→ CONCLUSÃO DA LIÇÃO:
Desta forma aprendemos nessa importante pergunta que Deus não criou o mundo e todos os seres vivos para simplesmente, depois, deixa – los abandonados, sem cuidados e sem nenhuma razão para existirem.
Pelo contrário, aprendemos que Deus ama tanto sua grande obra da criação que continua muito bem pertinho dela governando cada detalhe para que uma linda história seja escrita para a glória de seu grandioso Nome.
→ APLICAÇÃO DA LIÇÃO:
Na pergunta de número quatro aprendemos que, dentre outras coisas, que nosso poderoso Deus é sábio, bom em quem não há nenhuma mentira.
Devemos pensar em seus decretos nos lembrando de quem Ele é, desta forma veremos que:
• Primeiro; Deus tem inteligência e capacidade suficiente para controlar todas essas coisas como ninguém mais seria capaz de fazer. E isso tudo sem pedir ajuda ou conselho a quem quer que seja.
• Em segundo lugar; nosso Deus governa com uma bondade infinita para com os seus filhos de maneira que todas as coisas que acontecem estão colaborando para o nosso próprio bem, mesmo quando ainda não compreendemos confiamos e nos alegramos em nosso Amado Pai.
• Por fim, sabemos que por ele decretar todas as coisas para a sua glória e nosso bem, todas as suas preciosas e grandes promessas feitas a mim e você se cumprirão de verdade, pois Ele é incapaz de mentir. Certamente desfrutaremos todo o prazer de cada uma de suas promessas a nós.
Há um lindo Salmo que diz assim em um de seus versículos:
“... os planos do SENHOR permanecem para sempre, os propósitos do seu coração por todas as gerações” (Salmos 33.11)
Vamos decorar?
Link da aula👇só clicar 😘
Comentários
Postar um comentário